Durante o suporte técnicos aos nossos alunos tenho pego, e não raro, defeitos nos barramentos de leds que só ocorrem quando a TV está ligada, ou seja, quando as barras de leds são alimentadas pela fonte Led Driver. Portanto, são defeitos cuja causa só pode ser localizada quando analisamos com o aparelho ligado.
Caso semelhante aconteceu quando, num movimentado dia de suporte técnico, um aluno trouxe uma TV Philco modelo PH28S63 que os leds não acendiam. Como na maioria dos casos o defeito está nas barras de leds, o aluno já havia aberto o painel e testado as barras de leds com um testador de leds, como todos os leds acenderam ele descartou defeito de leds e montou o painel novamente.
Analisando com o osciloscópio concluímos que o defeito estava nas barra de leds, e certamente era uma falha que ocorria somente quando a barra de leds recebia tensão da fonte Led Driver. Após resolver esse problema fizemos a redução da corrente dos leds e medimos a corrente antes e depois para ver o resultado.
Após fazer a reparação das barras de leds, seja a troca de leds ou a troca da barra de leds, é importante reduzir a corrente dos leds para aumentar o tempo de vida dos leds. A corrente pode ser reduzida entre 25% a 50% que praticamente não altera o brilho da imagem, ou altera muito pouco. Mas é preferível perder um pouco o brilho que ter um defeito precoce reincidente nas barras de leds. Assista o vídeo para acompanhar a análise e depois deixe sua opinião nos comentários. Um abraço e até breve.