TV LCD AOC LC42H053 Lado esquerdo com imagem e lado direito escuro

Um lado da tela escuro, display ou T-CON?

A placa T-CON fornece os mesmos sinais para os dois lados do display, ou seja, cada tensão de alimentação bem como cada sinal de controle se divide em duas vias, e cada via vai para um lado do display. Os únicos sinais enviados exclusivamente para cada lado do display são os sinais RSDS, onde são transmitidos os sinais RGB e o sinal de clock. De todos os sinais RSDS, o sinal de clock é o único capaz de deixar um lado da tela escuro se estiver ausente.

Feito essas observações, podemos dizer que numa TV LCD com imagem de um lado e o outro lado escuro o defeito raramente estará na placa T-CON, pois, um defeito na placa T-CON prejudicaria os dois lados do display. É claro que estou desconsiderando problemas nos conectores da T-CON que também podem causar esse defeito.

Assim, quando um aluno nos trouxe uma TV LCD AOC LC42H053 com imagem no lado esquerdo e o lado direito escuro, logo suspeitamos que o defeito estava no Display ou na conexão entre a T-CON e o Display. Mas como havia uma remota possibilidade de falha na transmissão do sinal de clock para o Display, iniciamos a análise conferindo os sinais RSDS do lado direito e para nossa surpresa, não tinha o sinal de clock. 

Embora seja raro ocorrer falha no sinal de clock, o que mais nos surpreendeu foi a causa do defeito, ou seja, o componente que estava causando o defeito. Essa análise possibilitou mostrar aos alunos ali presentes que, quando analisamos com coerência somos guiados até a causa do defeito, mesmo que a causa pareça improvável. Assista o vídeo para acompanhar essa análise e em seguida deixe sua opinião nos comentários. Um abraço e até breve.

39 Comentários


  1. Foi muito proveitoso para mim, que estou retornando a prática de consertar tvs.
    Rangel, você é 10
    Muito obrigado.
    Sempre que possível, mande mais.
    Grande abraço.
    Araújo.

    Responder

    1. Obrigado Araújo por deixar seu comentário, fico feliz por este conteúdo estar lhe ajudando, isso me motiva a prosseguir com esse trabalho. Abraços.

      Responder

      1. Boa noite amigo rangel.

        Vc. É o cara

        Estas de Parabens.

        👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

        Responder

    2. Rangel, dou nota 10 pra você, as suas explicações são muito claras. Só não aprende ser um técnico profissional de tv quem não quer. Parabéns, gostei das suas aulas. É de muito proveito. Abraço.

      Responder

  2. excelente com um professor desse ate eu aprendo kkk obrigado professor um feliz ano novo com muita saude e paz e essa vontade de ensinar compartilhando seus conhecimentos um abraco professor.

    Responder

  3. olá professor Rangel gostaria se posivel postar uma aula de como trabalhar com osciloscópio,tenho um unit-t de 100 mhz e preciso aprender todos os macetes que o aparelho oferece ok por favor fico no aguardo de um dia o professor lançar este video. muito obrigado de Recife-Pe João Laurentino ferreira 11/12/2020

    Responder

    1. Olá João Laurentino Ferreira, obrigado pela sugestão.
      Estou elaborando um curso completo de Utilização de Osciloscópio que em breve estará disponível em nossa plataformas de cursos. Também vou disponibilizar algumas vídeo aulas gratuitas mostrando como utilizar os principais recursos do osciloscópio. Qualquer dúvida estou a disposição. Abraços e até breve.

      Responder

  4. como sempre os vídeos muito bem explicado, Deus abençoe sua vida. SEMPRE AJUDANDO O PROXIMO COM SEUS VIDEOS.

    Responder

  5. Bom dia Rangel
    Que analise maravilhosa, qualquer um que nao souber fazer uma analise desse jeito poderia ate condenar a tela e devolver o aparelho e deixar de ganhar alguns trocado.
    Assistir analise assim nos deixa bastante animado.
    Muito obrigado
    Fica com Deus.

    Responder

  6. Excelente Professor, já peguei uma tv com esse defeito, o ci da tcom estava muito quente, troquei a tcom resolveu.
    Aula muito boa para o técnico adquirir mais conhecimento. Parabens.

    Responder

    1. Obrigado João Batista pelo comentário. Só para complementar, geralmente há três possibilidades para um componente aquecer em demasia, excesso de tensão na entrada, excesso de consumo na saída ou o próprio componente com defeito. Como no seu caso o CI T-CON aquecia muito, mas tinha imagem de um lado da tela, ficou praticamente confirmado que o defeito estava no próprio CI T-CON descartando qualquer medição. Abraços.

      Responder

    1. realmente um defeito raro toda via vale apena ter paciência e muita coerência e profissionalismo aprendi mais uma…obrigado ..

      Responder

      1. Aula excelente, conhecimento do aparelho sabendo o que faz o que se torna fácil o trabalho,muito estudo e prática, parabéns professor, agradeço o compartilhamento de conhecimentos

        Responder

  7. Rangel
    Boa noite
    Como q um jumper abre? Estranhei isso
    Fernando aluno
    De São Caetano do Sul

    Responder

    1. Obrigado Fernando Marquez Garcia por deixar sua opinião.
      Você tem razão, é um defeito muito intrigante e que raramente acontece. Como o jumper possui uma conexão de metal ou arame unindo os terminais, a explicação mais plausível é que seja um problema de fabricação e quando a placa foi manipulada os terminai se desconectaram. Eu já tinha visto defeito semelhante num único jumper, mas num jumper duplo foi a primeira vez. No entanto, independente do defeito, o propósito do vídeo foi mostrar que a análise coerente nos leva ao defeito por mais improvável que pareça. Abraços e até breve.

      Responder

  8. Esperando ansioso para o lançamento do curso de tvs de leds, muito bom. Parabéns Professor.

    Responder

    1. Tbm espero pelo curso de TV de led. Aulas muito boas e didática surpreendente. Parabéns.

      Responder

        1. Muito bom assistir uma aula regida por que tem conhecimento profundo sobre Eletronica.Amplia por demais o ‘Campo de Pesquisa’ para quem ‘Realmente goste da Ciência’ e esteja sim e Não unicamente por ser Rentável.

          Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *