Princípio do conversor DC/DC Flyback

Conversores DC/DC estão presentes praticamente em todos os aparelhos eletrônicos, seja nas fontes de entrada, onde estão os conversores DC isolados, como o Flyback e o Half Bridge, ou no restante do aparelho onde estão os conversores DC não isolados, como o Step-Up e o Step-Down. Independente da topologia utilizada, o princípio de funcionamento de todos os conversores DC/DC está baseado no processo de magnetização e desmagnetização de um indutor (bobina ou transformador).

Embora seja uma teoria um pouco complicada, compreender o processo de magnetização e desmagnetização é muito importante para entender o funcionamento dos conversores DC/DC e assim, poder aplicar as técnicas de análise que dependem desse conhecimento.

O vídeo mostrado nesse post foi gravado na sala de aula durante a aula de introdução as fontes utilizadas nas TVs de Plasma. Nesse vídeo eu explico o princípio do conversor DC/DC Flyback e mostro detalhes do processo de magnetização e desmagnetização. Assista o vídeo para acompanhar a aula e em seguida deixe sua opinião nos comentários. Um grande abraço e até breve.   

1 comentário


  1. Muito bom Professor Rangel,uma grande duvida da forma de onda no dreno do mosfet da fonte fly back o MOSFET está cortado no traço em baixo ou em cima ou=ON em baixo e OFF em cima e também para forma de onda no dreno do driver led,pq se faz um monte de curso mais nunca é explicado de forma singela bem simples estas formas de onda e la ficamos nos olhando para desenho na tela do osciloscópio e ficamos nos perguntando a final onde esta cortando e conduzindo este mosfet e mesma coisa para fontes Half-Bridge meia ponte a forma de onda na junção dos dois MOSFET é ON EM CIMA OFF EM BAIXO OU ON EM CIMA E OFF EM BAIXO muito obrigado e grande abraço.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *