Osciloscópio FNIRSI-1C15


O osciloscópio é um dos instrumentos mais importante na bancada do técnico em eletrônica. Eu considero o osciloscópio como “os olhos do técnico”, com ele é possível enxergar realmente o que acontece no circuito eletrônico. Claro que o multímetro ajuda bastante, mas ele mostra somente os níveis DC e, assim, deixamos de ver informações importantes para diagnósticar um defeito.


Embora muitos defeitos possam ser resolvidos somente com um multímetro, quando utilizamos o osciloscópio é possível obter muitas informações em uma medição como, por exemplo, é possível ver um ripple em uma tensão DC, é possível ver se uma forma de onda está presente em determinado ponto, é possível ver se a amplitude da forma de onda está correta, é possível ver se o topo ou a base da forma de onda está com o nível correto, etc. Agora, com o multímetro é possível ver somente o nível DC e, com isso, podemos cometer o ledo engando de pensar que está normal só porque a tensão está normal.

Eu utilizo o osciloscópio praticamente em todas as medições, até mesmo para medir tensão DC. Assim eu vejo imediatamente se a tensão DC está plana, sem ripple e sem ondulações. Eu utilizo multímetro digital apenas quando for necessário medir uma tensão com precisão.

Para muitos técnicos, os principais empecilhos para utilizar um osciloscópio são o valor elevado e a curva de aprendizagem. Pois bem, pensando nisso resolvi testar alguns osciloscópios de baixo custo e de fácil manuseio e escolhi o FNIRSI modelo 1C15. Esse osciloscópio atendeu os requisitos que considero mais importantes que são, Volts/Div, largura de banda e profundidade de memória.

Volts/Div máximo de 100V

O volts/div (sensibilidade vertical) desse osciloscópio chega a 100V por divisão com a ponta de prova em 10x. Assim é possível medir até 800V com a ponta de prova que acompanha o instrumento. Podemos medir fonte PFC onde o PWM chega a 400V, podemos medir fonte Flyback alimentada pela PFC onde o PWM passa de 500V e podemos medir também a tensão na rede de 220V, onde a tensão passa de 600Vpp. Além disso, como esse osciloscópio funciona com bateria ele está isolado da rede. Assim, é possível medir no lado primário das fontes chaveadas sem risco de danificar o osciloscópio. Para fazer isso com o osciloscópio de bancada é preciso utilizar um transformador isolador ou um plug AC sem o pino central.

Largura de banda de 110MHz

Nas tecnologias atuais temos sinais de alta frequência transitando nos circuitos em uma placa eletrônica. Por exemplo, na placa principal de uma TV temos o sinal LVDS, o sinal TMDS (HDMI), trem de pulsos nas memórias SPI e Nand Flash, etc. Para observar tais sinais com fidelidade, a largura de banda deve ser no mínimo de 100MHz. Nesse osciloscópio a largura de banda é de 110MHz.  

Profundidade de memória

Esse osciloscópio possui profundidade de memória suficiente para capturar vários ciclos de uma forma de onda quando o sec/div está em baixa frequência. Assim, ao medir uma forma de onda que tem alta frequência e baixa frequência e ajustamos o sec/div para ver a baixa frequência, a alta frequência será mostrada em forma de pacote, sem falhas e sem interrupções. Essa característica é muito importante para uma análise assertiva. É raro um osciloscópio de baixo custo ser capaz de fazer isso.

Conclusão

Essas foram as principais características que considerei ao escolher esse osciloscópio. O único problema, ao meu ver, é a tela ser pequena o que dificultando a visualização dos valores, principalmente para quem tem acuidade visual, assim como eu. Mas o custo benefício vale a pena.

Após eu ter utilizado o osciloscópio FNIRSI-1C15 em diversas análises, posso afirmar com segurança que ele é uma ótima opção para quem deseja ter um osciloscópio, mas não pode investir em um osciloscópio de bancada, ou para quem já tem um osciloscópio de bancada e quer ter um osciloscópio portátil. Se você se interessou por esse osciloscópio, clique no link abaixo para acessar a loja oficial no AliExpress.

FNIRSI – Loja oficial no AliExpress 

Eu preparei dois vídeos para demostrar o osciloscópio FNIRSI 1C-15, no primeiro vídeo, publicado nesse post, explico de forma sucinta as funções do osciloscópio e no próximo vídeo veremos algumas formas de onda em uma TV LCD. Assista o vídeo e em seguida deixe sua opinião nos comentários. Um abraço e até breve.

15 Comentários


  1. Olá professor Rangel Carvalho, boa tarde tudo bem.
    Professor o Sr. é realmente muito capacitado e suas análises
    são muito Top. Tenho um Osciloscópio analógico Meguro mod
    1252 A de 2 canais de 25 MHz. Em sua opinião abalizada este
    meu osciloscópio serve para testes em TVs LCD? Gostaria de
    saber também quando será a segunda parte da análise sobre
    o osciloscópio FNIRSI-1C15. Obrigado e bom final de semana.

    Responder

  2. j’aime bien vos explications ,felicitations professeur,j’attend vos videos avec passion

    Responder

  3. professor rangel este osciloscopio mede a y -scan vs v-outabi

    Responder

    1. Sim, ele mede o sinal Yscan na saída da placa Buffer sendo possível observar muito bem as rampas set-up/set down, os pulsos de sustentação e os pulsos de varredura, o único problema é o tamanho reduzido da tela. Já estou utilizando ele para analisar as TVs de Plasma e em breve publicarei um vídeo mostrando alguma análise.

      Responder

  4. Como sempre sou fam de suas publicações,Parabéns no aguardo de mais .

    Responder

  5. gostei muito do video muito bem explicado como sempre vou ver varias vezes para entender direitinho valeu um abraço professor e ate sempre

    Responder

    1. Gostei muito do produto. Vou pesquisar ele. Valeu o vídeo o vídeo professor!!

      Responder

      1. tres bonne explication professeur , j’aime bien vos videos, j’attend vos videos toujours avec passion. calin

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *