Osciloscópio Digital Phosphor DPOX180H
Recebi recentemente o osciloscópio FNIRSI modelo DPOX180H, um osciloscópio portátil com dois canais, de 180MHz, com taxa de amostragem de 500Msa/s e com tecnologia digital phosphor. Antes de fazer qualquer demonstração deste osciloscópio fiz questão de utilizá-lo em diversas análises, para passar uma opinião mais honesta possível.
Após utilizar esse osciloscópio por quase 2 meses, posso afirmar que é um excelente osciloscópio, superou meu osciloscópio de bancada em muitas situações. E como ele inclui tecnologia digital phosphor, podemos compará-lo com osciloscópios top de linha, mas com um preço bem mais acessível.
No entanto, devido à tecnologia digital phosphor ele apresenta algumas características que podem ser vistas como um problema como, por exemplo, a baixa intensidade de brilho nas subidas e nas descidas de uma onda quadrada e a dificuldade de ver pulsos de curta duração quando o sec/div está em baixa frequência. Porém, sabendo que isso faz parte das características do instrumento, basta fazer os ajustes corretamente para tirar o máximo proveito deste poderoso osciloscópio.
O que é um Osciloscópio Digital Phosphor?
Osciloscópio Digital Phosphor é um osciloscópio digital que simula a tela de fósforo de um osciloscópio analógico, onde o brilho do traço varia conforme a velocidade de variação da forma de onda. Com um osciloscópio digital phosphor podemos visualizar mais informações em uma forma de onda, em comparação com o osciloscópio digital comum que se limita a mostrar somente a amplitude e o tempo de uma forma de onda.
Existem basicamente três tipos de osciloscópios: osciloscópio analógico, osciloscópio digital DSO (Digital Storege Oscilloscope) e osciloscópio digital DPO (Digital Phosphor Oscilloscope).
No osciloscópio analógico a forma de onda é desenhada em uma tela de fósforo por um feixe de elétrons. Devido à persistência do fósforo, quando o feixe de elétrons passa mais lento sobre a tela o brilho do traço é maior e quando o feixe passa mais rápido o brilho é menor.
Dessa forma, o brilho do traço varia conforme a velocidade da forma de onda, sendo que as variações lentas geram maior brilho e as variações rápidas geram menor brilho. Por exemplo, em uma onda quadrada a base e o topo são variações lentas, logo terão maior brilho, já a subida e descida são variações rápidas, logo terão menor brilho.
Devido a essa característica intrínseca dos osciloscópios analógicos, eles conseguem exibir três dimensões de uma forma de onda: a amplitude, o tempo e a velocidade.
No osciloscópio digital DSO o traço tem sempre o mesmo brilho, independente da velocidade da forma de onda. Com isso o osciloscópio DSO consegue exibir somente duas dimensões da forma de onda: a amplitude e o tempo.
O osciloscópio DPO inclui um emulador que simula a tela de fósforo do osciloscópio analógico, onde o brilho do traço varia conforme a velocidade da forma de onda. Dessa forma, o osciloscópio DPO também consegue exibir as três dimensões de uma forma de onda, tal qual o osciloscópio analógico, mas com os mesmos recursos de um osciloscópio digital DSO.
Na figura abaixo temos os três tipos de osciloscópios mostrando o sinal de vídeo composto.
O DPOX180H é um osciloscópio digital phosphor portátil com recursos poderosos encontrados somente nos melhores osciloscópios, até o momento é o melhor osciloscópio portátil que já utilizei. Clique no link abaixo para assistir o vídeo de demostração do osciloscópio DPOX180H.
https://youtu.be/2Zs1ayRMMGI
Se você se interessou por esse osciloscópio, clique na imagem abaixo para acessar a loja oficial FNIRSI no AliExpress.
Link permanente
você é 10 eu acho que o sr é um dos melhores! a sua aula vc ensina muito bem.continuo sendo seu aluno virtual.show
Link permanente
muito boa a sua aula vc ensina muito bem.
Link permanente
Querido professor,
Você prometeu continuar trabalhando com o osciloscópio FNIRSI-1C15 na placa-mãe e na placa da fonte de alimentação.
Qual é a razão pela qual você desistiu? A causa é a qualidade do osciloscópio.
Saudações do MNE
Link permanente
O osciloscópio FNIRSI-1C15 é muito bom e o meu está muito bem guardado. Geralmente utilizo o osciloscópio de bancada nas análises com os alunos, por ser mais fácil mostrar as formas de ondas aos alunos. Os vídeos com o osciloscópio FNRSI-1C15 na placa principal e na placa fonte já estão gravados, mas acabei me envolvendo com outros trabalhos e ainda não consegui editá-los. Mas em breve farei isso. Muito obrigado pelo comentário.
Link permanente
Obrigado por sua resposta
Link permanente
Muito obrigado.