O circuito integrado 431 é um regulador de tensão de precisão ajustável, que pode regular praticamente qualquer valor de tensão acima da sua tensão de referência (Vref). O CI 431 está presente em quase todas as fontes chaveadas para controlar o PWM através do fotoacoplador.
O CI 431 mais popular é o TL431, mas também tem com outros prefíxos como, LM431, KIA431, AZ431, etc. A grande maioria dos CIs 431 tem Vref de 2,5V, mas existem alguns CIs 431 com Vref de 1,25V.
Os CIs 431 com Vref de 1,25V são utilizados para regular tensões abaixo de 5V enquanto os CIs 431 com Vref de 2,5V são utilizados para regular tensões de 5V ou mais, como mostra a figura abaixo.
Assim, quando o CI 431 está na placa é fácil saber o valor da Vref, basta observar o valor da tensão regulada pelo CI 431, se for menor que 5V o CI 431 tem Vref de 1.25V e se for de 5V ou mais o CI 431 tem Vref de 2.5V.
No entanto, quando o CI está fora da placa nem sempre é fácil identificar através do código, mas é possível descobrir o valor da Vref alimentando o CI 431 com um multímetro digital.
Recentemente fiz um vídeo para mostrar aos alunos como identificar a Vref de um CI 431 com o multímetro digital e agora, eu publiquei esse vídeo nesse Blog para quem tiver interesse. Assista ao vídeo e em seguida deixe sua opinião nos comentários. Um abraço e até breve.
Link permanente
A primeira vez que me deparei com um 431 de 1,25V foi numa Phillips também em que o técnico anterior havia colocado um 431 de 2,5V e a fonte subiu para 6,6V. Na época a gente não achava pra comprar no Brasil o ci de 1,25V. Pergunto, numa fonte que fornece 3,3V e não tendo o ci de 1,25V posso usar o tl de 2,5V alterando o resistor ligado ao pino de referencia do TL?
Link permanente
oi bom dia professor tudo bem espero q sim otima dica professor eu nem sabia q tinha 1,25v e 2,5v e essa dica de medir com o multimetro digital foi otima como sempre o professor e nota mil alias professor falando em digital eu gostaria de saber seo prof. tem esquema do minipa et 2042d eu encontrei no s. m nao cosegui abrir e eu tenho um desse c algumas funçoesq q nao mede estou n aguardo um abraaço ate sempre
Link permanente
Excelente “DICA”, professor Rangel, muito obrigado.
Link permanente
Obrigado por deixar seu comentário.
Link permanente
Como sempre Rangel seus vidéos saõ muinto bom, aguardamos seu proximo curso especialmente de oscilocópio. Um abraço saude pra voce e familia.
Link permanente
Obrigado Valdivino Martins
Link permanente
Como já disse a um amigo bom que é bom não toma mel come abelha.
Vc é um ótimo professor gosto muito de seus vídeo
Parabéns
Link permanente
Obrigado Osmar.
Link permanente
Assim como o Jovaldino Miguel da Costa EU PENSAVA QUE FOSSEM IGUAIS mais como sempre seus otimos videos sempre nos surpreendendo obrigado por mais esta dica PROF.RANGEL CARVALHO
Link permanente
Obrigado Valmor Dumke
Link permanente
Ótima informação professor, agora já sei como identificar as referências do 431. Informação de grande valia! Um forte abraço, professor!!
Link permanente
É uma maneira fácil de identificar a tensão de referência do CI 431, mas é importante utilizar um multímetro que forneça tensão acima de 2,5V.
Link permanente
Fico feliz e ansioso pelas publicações.muito grato! Mestre me tira uma dúvida? Existe alguma maneira eficaz de solucionar defeitos nos painéis principalmente lg e sansung?
Link permanente
EU PENSAVA QUE FOSSEM IGUAIS
Link permanente
Eu também pensava, até que em 2012 um aluno trouxe uma TV LCD Philips com a fonte de 3,3V subindo até 6,6V e acionando a proteção OVP. No circuito de controle foi colocado um CI 431 de 2,5V, mas ao analisar o divisor de tensão que polariza o CI 431 vimos que pra manter 3,3V na saída o CI 431 não poderia ser de 2,5V e sim de 1,25V.
Link permanente
professor, que dica excepcional! obrigado porais uma excelente aula, um forte abraço e sucesso sempre
Link permanente
Obrigado por comentar
Link permanente
Professor, quando sai o curso de TV LCD/LED?
Link permanente
Estou atualizando o material para gravar o curso de TV LCD, mas antes quero lançar os seguintes cursos:
👉 Análise de Circuitos, Utilização de Osciloscópio e Análise de Conversores DC/DC.
Esses cirsos são essenciais para qualquer área da eletrônica. O primeiro módulo do curso Análise de Circuitos DC estará disponível esse mês.