Análise de defeito com osciloscópio portátil Mustool MDS120M

É possível analisar defeitos com um osciloscópio portátil?

Não há dúvidas que o osciloscópio é um instrumento extremamente importante na bancada do técnico reparador, mas como é um instrumento de custo elevado e que exige conhecimento de análise de formas de ondas, alguns técnicos preferem não investir nesse instrumento e acaba fadado a trabalhar somente com o multímetro.

Considerando que durante a análise de defeito é o momento que mais aprendemos sobre os circuitos eletrônicos, se utilizarmos somente o multímetro ficaremos limitados a entender somente as polarizações DC dos circuitos, já com o osciloscópio obtemos muito mais informações aumentando enormemente o aprendizado.

Eu sempre utilizei osciloscópio de bancada, mas resolvi fazer um teste com um osciloscópio portátil e vi que pode ser uma boa alternativa ao osciloscópio de bancada. Embora tenha recursos limitados, o baixo custo é o grande atrativo desse tipo de osciloscópio que pode atender ao técnico que procura o primeiro osciloscópio ou, até mesmo, aquele técnico que já tem um osciloscópio de bancada, mas deseja ter um osciloscópio portátil para utilizar onde não pode levar o osciloscópio de bancada.

O primeiro defeito analisado com o osciloscópio portátil foi numa fonte de alimentação de um servidor, trazido ao laboratório por um aluno. Eu fiz um vídeo dessa análise e deixei no início deste post para que todos possam acompanhar.

Se alguém tiver interesse em conhecer ou comprar um osciloscópio portátil, deixei abaixo dois osciloscópios que eu testei e recomendo, um Fnirsi de 110 MHz e um Mustool de 120MHz. Clique na imagem para acessar a página de venda na Banggood e utilize o cupom para obter descontos.

CUPOM FNIRSI – BGG46698

CUPOM MUSTOOL – BGMDS120M

Qual é melhor, Fnirsi ou Mustool?

O FNIRSI tem um designe minimalista, teclado limpo e de fácil acesso, mas as funções e os valores mostrados no display são muito pequenos, de difícil visualização.

O Mustool tem um designe mais arrojado, moderno, um display bonito com bordas azuis, as funções e os valores mostrados no display são grandes de fácil visualização.

Embora o designe do Mustool me agradou mais que do Fnirsi, nos testes práticos o Fnirsi apresentou melhor performance, mostrando formas de ondas mais estáveis e com maior precisão. Assim, a minha indicação é o FNIRSI, pois estabilidade e precisão nas formas de ondas é o quesito mais importante durante as análises de defeitos. Qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo. Um abraço e até breve.

27 Comentários


    1. Olá Engin, em breve farei um vídeo comparando os dois osciloscópios, Mustool e FNIRSI, e também mostrarei esses dois osciloscópios na prática, analisando circuitos reais.

      Responder

  1. oi professor valeu mesmo eu ja baixei o manual pena que e em ingles porque o meu ingles nao e ruim e pessimo mesmo quem me enssinou ingles roubou meu dinheiro kkkk estou aguardando o seu novo video sobre o osciloscopio muito obrigado um abraco e ate sempre.

    Responder

      1. Boa noite professor rangel carvalho,sou seu seguidor la do teu canal no youtube,professor.
        Vc poderia me tirar uma dúvida,.
        Por ter eu visto o teu video no youtube sobre osciloscópio mustool,acabei adiquirindo um,ainda por trabalhar a mais de 20 anos na eletronica,mais sempre usei os multimetros.
        Professor estes osciloscópio eles suporta até uns 10 volts acima da sua escala,aqui e acola quando vejo,a tensã ta 5 ,4,10 volts abaixo da escala,vou e ajuste,mais ja to preocupado,sera que o meu osciloscópio alterou.
        Me esclarece esta duvida professor.
        Desde agradeço pela atençao

        Responder

        1. Olá Jeneir Marcelino Dias, espero que esteja bem.
          O volts/div desse osciloscópio chega a 100V, portanto ele mede amplitude de até 800Vpp, mas para evitar danos a entrada do osciloscópio é importante utilizar a ponta de prova sempre em 10x. Infelizmente, por ser de baixo custo, ele tem algumas deficiências que precisamos saber lidar com elas como, por exemplo,

          Responder

        2. Olá Jeneir Marcelino Dias, espero que esteja bem.
          Esse osciloscópio mede amplitude de até 800Vpp, mas para evitar danos a entrada do osciloscópio é importante utilizar a ponta de prova sempre em 10x. Infelizmente, por ser de baixo custo, ele tem algumas deficiências que precisamos saber lidar com elas como, por exemplo, o valor da amplitude é levemente maior do que o valor real, a medição Avg (média DC) é instável e só mede corretamente se a tensão medida estiver perfeitamente estabilizada, etc.

          Em breve farei um vídeo mostrando a utilização desse osciloscópio na prática e também mostrarei como alterar o divisor de entrada para diminuir o erro da amplitude. Abraços.

          Responder

  2. ola professor tudo bem venho mais uma ves incomodar eu gostaria de saber se o seu osciloscopio fnirse veio com manual do usuario porque eu comprei um eveio sem manual e o vendedor disse que eles estao vindo sem manual aguardo sua resposta um abraco e ate breve.

    Responder

    1. O manual do FNIRSI-1C15 pode ser baixado diretamente no site do fabricante.
      http://www.fnirsi.cn/support
      Em breve publicarei um vídeo mostrando as funções e a utilização desse osciloscópio na prática, mas se tiver qualquer dúvida entre em contato através do Messenger no Facebook ou através da página de contato deste Blog. Abraços.

      Responder

  3. ola professeor tudo bem espero q sim eu gostei muito desse osciloscopio mas tentei comprar fis varias tentativas mas nao consegui finalisar a compra eu compro muito no mercado livre e muito facil mas o bangood achei complicado tem q faser cadastro e toda senha qfas ele nao aceita.

    Responder

    1. Comprar na Banggood é tão simples quanto no Mercado Livre, a diferença é basicamente o preço e o tempo de entrega. Em ambos os sites, é preciso fazer o cadastro com e-mail e senha e depois cadastrar o endereço para entrega. Qualquer dúvida fico a disposição. Abraços.

      Responder

  4. boa noite profe teria como o sr disponivilizar um tutorial completo sobre o uso do osciloscopio me interesei mas sem saber usar fica dificil estou disposto a pagar pela sua gentiliza

    Responder

    1. Olá Juan, estou preparando um tutorial onde mostrarei todas as funções e a utilização na prática, farei uma comparação com o osciloscópio de bancada e citarei os pontos positivos e negativos deste osciloscópio. Abraços.

      Responder

  5. Professor Rangel da pra medir o sinal yscan com esse osciloscopio portátil um abç e um bom dia

    Responder

    1. Olá Benedito Aparecido Pires.
      Como o volts/div chega a 100V por divisão (com a ponta de prova em 10x), é possível medir qualquer sinal até 800Vpp, inclusive o sinal Yscan. O único inconveniente é o tamanho da tela, mas é muito mais “produtivo” analisar as placas Y, Z ou Buffer com um osciloscópio portátil do que somente com o multímetro. Abraços.

      Responder

  6. Olá prof Rangel fico entusiasmado com a leveza das suas informações técnicas top para mim gostaria de assistir aulas com sua presença

    Responder

  7. Olá RANGEL boa tarde eu já ti conheço pessoal mente eu já assisti uma aula sua pessoal mente já faz alguns anos e gostei é top. eu quero saber a onde comprar este ossiloscopio por tátil

    Responder

  8. excelente trabalho videos assim vale a pena assistir um abraco e ate sempre.

    Responder

  9. ola professor tudo bem eu gostei muito do video e do osciloscopio poderia me responder a faixa de valor desse aparelho e a faixa de passagem dele e 120 m mesmo ou eu me enganei gostaria de saber mais detalhes se possivel claro um abraco e ate breve.

    Responder

    1. Olá cicero alvares da silva,
      o osciloscópio é de 120MHz, fiz um teste com um sinal de 60MHz e a forma de onda ficou perfeita, já no meu osciloscópio de bancada começou a distorcer a partir dos 50MHz. Fiz vários testes com ele em placas T-CON, placas Y e Z, fontes chaveadas, amplificadores de áudio e gostei dos resultados, por isso, fiz este vídeo demonstrativo. Qualquer outra dúvida fico a disposição, abraços.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *