Mini System Philco PH200 não liga

Tenho dito ao meus alunos que a maioria dos defeitos podem ser resolvidos sem utilizar osciloscópio, mas quando utilizamos o osciloscópio, mesmo nos defeitos mais fáceis, conseguimos compreender o “efeito do defeito”, ou seja, como o circuito se comporta quando apresenta defeito. Essa compreensão será muito valiosa quando nos depararmos com um defeito que só poderá ser analisado  com  osciloscópio.

Chegou no laboratório um mini system Philco PH200 que não estava funcionando. O defeito era comum e poderia ser resolvido facilmente sem osciloscópio. Mas como esse aparelho tem fonte chaveada, aproveitei para mostrar como identificar erro na fonte chaveada medindo a saída da fonte com o osciloscópio. Assista o vídeo para acompanhar a análise e em seguida deixe sua opinião nos comentários. Um abraço e até breve. 

9 Comentários


  1. gostaria de fazer um atualização/curso/eda
    estou em Sergipe
    estou no escuro ,não consigo resolver defeitos com tanta técnica ,
    to igual Cigano tentando adivinha ):

    Responder

  2. Bom dia. Tenho uma TV Samsung modelo UN55B7000 que está apresentando linhas de retraço horizontal de cima até a parte de baixo da tela, como tinha outra TV igual efetuei a troca da Tcom e placa principal, mas o problema continuou, indicando que o defeito é no LCD. Somente gostaria de entender o que no LCD poderia estar causando esse defeito, seriam os CI driver que ficam nos flat cable ou algum mosfet do próprio LCD queimado? Notei tb que as linhas são mais visíveis no lado esquerdo da tela do que no lado direito. Obrigado

    Responder

  3. parabéns professor, aprendo muito com seus vídeos, são os melhores que já vi. sou do interior do ceará e, é muito difícil pra eletrônicos aqui, más, depois que achei o seu blog…É muito bom!!!!!

    Responder

  4. Olá,exelente sua análise,dá gosto ver,um dia eu chego lá,agradeço muito por você ser um profissional que divide e compartilha seus conhecimentos nem todos agem assim,parabéns mesmo.Estou acompanhando seus videos há um tempo e estou impressionado com o que vi Parabéns!!!

    Responder

    1. Obrigado Alexsandro da Silva por deixar seu comentário. Agradeço muito seus elogios, mas considero-me um técnico comum, fascinado pelo trabalho e pelo ensino, elaboro esses vídeos para demostrar uma forma lógica e objetiva de analisar os circuitos eletrônicos. Embora muitos técnicos acham que “análise é perda de tempo” acredito que isso agrega conhecimento que pode ser usado em diversos tipos de aparelhos. Continue nos acompanhando e sempre que possível deixe seu comentário. Um Grande Abraço.

      Responder

      1. Bom dia Rangel Carvalho,estou no fim do módulo 4 da escola CTA ELETRÔNICA,tenho interesse em fazer um curso na sua escola.Você comentou que que está lançando cursos EAD?.Pois eu moro em Joinville SC.Peço que me informe quando estará disponível os cursos EAD e quias.Você vai lançar algum curso específico de análise prática de defeitos?. Fico no aguardo,um grande abraço!

        Em 4 de outubro de 2016 09:09, Disqus escreveu:

        Responder

        1. Bom dia Alexsandro, parabéns pela escolha, sem dúvida a CTA é a melhor escola de eletrônica. Estou adaptando o material dos cursos presenciais para serem fornecidos em vídeo aula, e-book e EAD. Teremos inicialmente curso de Análise de Circuitos com osciloscópio, curso de Análise e Reparação de TV LCD/LED e curso de Análise e Reparação de TV de Plasma. Os cursos terão conteúdo teórico para compreensão do funcionamento dos circuitos e conteúdo prático com vídeos de análise feitos no laboratório. Os cursos seriam lançados até o fim desse ano, mas precisei reformar meu local de trabalho e fui obrigado a adiar o lançamento para o próximo ano. Qualquer dúvida estou a disposição. Um Grande Abraço.

          Responder

          1. Bom dia Rangel Carvalho,por favor me avise quando estiver disponível,aguardo intensamente o início das aulas EAD.Um grande abraço de seu futuro aluno,Alexsandro da Silva Bitencourt!

            Em 5 de outubro de 2016 10:14, Disqus escreveu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *